sexta-feira, 5 de maio de 2017

Resenha Crítica do artigo: Letramento digital e ensino, de Antonio C. S. Xavier.

UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ – UNIFESSPA
INSTITUTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES – ILLA – MARABÁ/PA
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS
DISCIPLINA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROFESSORA: DRAª TÂNIA MARIA MOREIRA
ACADÊMICA: MICHELLY SOARES DE OLIVEIRA


RESENHA CRÍTICA

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. UFPE. Disponível em https://www.ufpe.br/nehte/artigos/letramento%20digital%20%%20ensino.pdf


Este artigo de Antonio C.S. Xavier oferece-nos uma rica contribuição no que diz respeito ao conceito de letramento digital, fazendo com que os leitores reflitam sobre esse processo, que é um grande desafio pedagógico.
Para o autor, as instituições escolares desenvolvem o seu papel de alfabetizar e letrar pessoas, seja com os meios de comunicação tradicionais, ou através de recursos modernos, para que o cidadão possa participar ativamente da sociedade, não apenas decodificando signos linguísticos, mas desenvolvendo habilidades de leitura e escrita.
Xavier afirma que é possível que uma pessoa alfabetizada e letrada seja um "analfabeto ou iletrado digital”. E que as crianças e adolescentes que estão crescendo em meio a era digital chegam às escolas com uma grande bagagem tecnológica e nem sempre os educadores têm o domínio dessas tecnologias, fazendo cair a teoria do professor como o único detentor do saber em sala de aula. Isso não significa que um tipo de letramento substitui o outro, o alfabético é primordial e serve de apoio para o letramento digital.
Sobre as práticas sociais, o autor mostra a relevância dos gêneros digitais nas interações humanas, quando as pessoas formatam textos falados ou escritos e interagem coletivamente com outros indivíduos, podendo absorver seus costumes, cultura, linguagem, e o que mais pretender. No entanto, para que esse processo aconteça, segundo o autor, é preciso que o governo desenvolva políticas públicas para a aquisição do letramento digital em todas as esferas da sociedade, desde às crianças aos idosos.
E por fim, ele trata do hipertexto e internet, que possibilitam aos alunos a interdisciplinaridade e a utilização dos variados gêneros digitais.
O artigo apresenta uma análise plausível sobre a aquisição do letramento digital. De fato, é urgente que o governo e as instituições de ensino elaborem propostas imediatas para que todas a pessoas possam ter a oportunidade de adquirir os recursos tecnológicos e saberem usar adequadamente estas tecnologias. É uma questão de sobrevivência dominar as tecnologias tanto para resolver as problemáticas mais simples do dia a dia, quanto as mais complexas, além de poder interagir com o mundo e o universo de saberes que a internet oferece. Quanto à utilização das tecnologias no ambiente escolar, faz-se necessário maior empenho dos docentes no domínio dessas ferramentas, adotando novas metodologias de ensino, mais dinâmicas e diversificadas. Isso é realmente um grande desafio para os educadores, visto que em várias escolas do país não tem os materiais tradicionais básicos, como pincéis, livro didático, bibliotecas, e consequentemente, não possuem laboratórios de informática para o acesso de alunos e professores. Contudo, esses profissionais, comprometidos com a educação, sempre contribuirão para que os educandos, em especial os de baixa renda, dominem os recursos necessários para a aquisição do letramento alfabético e agora, o digital.


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