UNIVERSIDADE
DO SUL E SUDESTE DO PARÁ – UNIFESSPA
INSTITUTO
DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES – ILLA – MARABÁ/PA
MESTRADO
PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS
DISCIPLINA:
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROFESSORA:
DRAª TÂNIA MARIA MOREIRA
ACADÊMICA:
MICHELLY SOARES DE OLIVEIRA
RESENHA
CRÍTICA
XAVIER,
Antonio Carlos dos Santos. Letramento
digital e ensino. UFPE. Disponível em
https://www.ufpe.br/nehte/artigos/letramento%20digital%20%%20ensino.pdf
Este
artigo de Antonio C.S. Xavier oferece-nos uma rica contribuição no que diz
respeito ao conceito de letramento digital, fazendo com que os leitores
reflitam sobre esse processo, que é um grande desafio pedagógico.
Para
o autor, as instituições escolares desenvolvem o seu papel de alfabetizar e
letrar pessoas, seja com os meios de comunicação tradicionais, ou através de
recursos modernos, para que o cidadão possa participar ativamente da sociedade,
não apenas decodificando signos linguísticos, mas desenvolvendo habilidades de
leitura e escrita.
Xavier
afirma que é possível que uma pessoa alfabetizada e letrada seja um "analfabeto ou iletrado digital”. E que as
crianças e adolescentes que estão crescendo em meio a era digital chegam às
escolas com uma grande bagagem tecnológica e nem sempre os educadores têm o
domínio dessas tecnologias, fazendo cair a teoria do professor como o único
detentor do saber em sala de aula. Isso não significa que um tipo de letramento
substitui o outro, o alfabético é primordial e serve de apoio para o letramento
digital.
Sobre
as práticas sociais, o autor mostra a relevância dos gêneros digitais nas
interações humanas, quando as pessoas formatam textos falados ou escritos e
interagem coletivamente com outros indivíduos, podendo absorver seus costumes,
cultura, linguagem, e o que mais pretender. No entanto, para que esse processo
aconteça, segundo o autor, é preciso que o governo desenvolva políticas
públicas para a aquisição do letramento digital em todas as esferas da
sociedade, desde às crianças aos idosos.
E
por fim, ele trata do hipertexto e internet, que possibilitam aos alunos a
interdisciplinaridade e a utilização dos variados gêneros digitais.
O
artigo apresenta uma análise plausível sobre a aquisição do letramento digital.
De fato, é urgente que o governo e as instituições de ensino elaborem propostas
imediatas para que todas a pessoas possam ter a oportunidade de adquirir os
recursos tecnológicos e saberem usar adequadamente estas tecnologias. É uma
questão de sobrevivência dominar as tecnologias tanto para resolver as
problemáticas mais simples do dia a dia, quanto as mais complexas, além de
poder interagir com o mundo e o universo de saberes que a internet oferece.
Quanto à utilização das tecnologias no ambiente escolar, faz-se necessário
maior empenho dos docentes no domínio dessas ferramentas, adotando novas
metodologias de ensino, mais dinâmicas e diversificadas. Isso é realmente um
grande desafio para os educadores, visto que em várias escolas do país não tem
os materiais tradicionais básicos, como pincéis, livro didático, bibliotecas, e
consequentemente, não possuem laboratórios de informática para o acesso de
alunos e professores. Contudo, esses profissionais, comprometidos com a
educação, sempre contribuirão para que os educandos, em especial os de baixa
renda, dominem os recursos necessários para a aquisição do letramento alfabético
e agora, o digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário